• 18
  • May
Foto

Acorda com o coração acelerado?

É madrugada, você dormindo começa a sentir desconforto, vira de um lado para o outro da cama e acorda ofegante e com o coração batendo tão forte que só falta saltar pela garganta. Já passou por isso ou conhece alguém que descreveu situação semelhante? Cuidado: sintomas desse tipo não devem ser subestimados, pois podem alertar que há algo de errado com a saúde. Sono ruim de vez em quando é normal e pode estar associado a estresse, ansiedade, uso de medicamentos e consumo de alimentos estimulantes.

Porém, quando se tem pesadelos muito recorrentes e que terminam bruscamente com palpitações, sensação de falta de ar, suor frio, insônia, sofrimento emocional, como medo de voltar a dormir, e no dia seguinte dificuldades como cansaço, vertigem, falhas de memória e de concentração, procure um médico.

Ataque de pânico noturno Segundo Eduardo Perin, psiquiatra pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), crises de ansiedade são as que mais cursam com palpitação, dores no peito e angústia de sufocamento. Quando muito agudas e intensas (de 10 a 15 minutos) e levam a pessoa a acreditar que está tendo um ataque cardíaco, ou enlouquecendo, podem ser consideradas ataques de pânico. "Pelo menos um terço dos pacientes com transtorno do pânico tem crises desse tipo que os acordam de madrugada. 

- Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/05/18/acorda-com-o-coracao-acelerado-nem-sempre-e-pesadelo-veja-outras-causas.htm