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24/01/2017

ALIMENTAÇÃO PÓS-TREINO - CONTAMOS TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER!

A alimentação pré-treino é muito importante, pois além de garantir energia para a realização da atividade física (aeróbica ou de força e resistência, como a musculação), vai ajudar a prevenir a fadiga muscular e melhorar o seu desempenho físico.

Também é um erro comum não comer antes do treino por estar sem fome, mas ainda assim, você deve se alimentar, porque o seu corpo vai precisar de calorias para queimar durante a atividade física.

Por isso, nesse artigo vamos dar algumas sugestões para te ajudar a escolher o que comer antes do treino, de acordo com as suas necessidades calóricas e nutricionais.

Alimentação pré-treino

Independente de você treinar para perder peso ou para ganhar massa muscular (hipertrofia), os resultados dependem de uma alimentação adequada tanto antes quanto depois do treino, pois vão fornecer a energia e os nutrientes que o corpo precisa para se exercitar e para se recuperar e construir músculos.

Você pode comer antes do treino alimentos que tenham carboidratos, como a batata doce, arroz (integral ou branco), massas, pães, aveia, feijão e algumas frutas como a banana, e é recomendado evitar a ingestão de fibras, porque elas dificultam a absorção do carboidrato, que é importante antes do treino.

As proteínas também devem constar na sua alimentação antes do treino, porque elas vão aumentar o fluxo sanguíneo nos músculos, e fortalecendo a atividade muscular através dos aminoácidos, que estão presentes nas proteínas. Os alimentos ricos em proteína são os ovos, frango, carne vermelha, peito de peru e laticínios.

Existem algumas opções de suplementos indicados para alimentação pré-treino como o whey protein e a albumina, e você pode comprar nas lojas especializadas em suplementação alimentar. Um dos mais indicados é a maltodextrina, que é um carboidrato complexo, fonte de energia de rápida absorção.

O ideal é se alimentar até 2 horas antes do treino, mas caso você pratique atividades físicas logo pela manhã, tente se alimentar com pelo menos 30 minutos de antecedência, para fazer efeito. Outra dica importante é não esquecer de se hidratar antes do treino.

O que comer antes do treino para emagrecer

Ainda que você queira emagrecer, você pode comer carboidratos antes do treino (porque eles são a maior fonte de energia e glicose), dando prioridade para os carboidratos simples, como mel, açúcares, salada de frutas, pão branco e arroz, por exemplo, de acordo com o horário do seu treino.

Líquidos sempre são absorvidos mais rapidamente pelo organismo, então você pode optar por tomar um suco de fruta sem açúcar até 30 minutos antes do treino, para ter energia sem acrescentar muitas calorias, facilitando o catabolismo.

O que comer antes do treino para ganhar massa muscular (hipertrofia)

Os carboidratos complexos são digeridos mais lentamente pelo organismo, proporcionando um fornecimento constante de energia. Você pode ingerir carboidratos complexos comendo arroz, macarrão e pão integral, batata doce, grão de bico e mandioca, entre outros.

Você também pode comer antes do treino alimentos que aumentem o nível de testosterona, que é um hormônio muito importante para a hipertrofia, como nozes, castanhas, brócolis e verduras, por exemplo, ou fazer a suplementação de testosterona com produtos como o ZMA, Maça Peruana, Feno Grego, Somatodrol, Provacyl e Pro Testosterone, entre outros.



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